sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dia de São Jerônimo

 
 
Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande "tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras": São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: "Ignorar as Escrituras, é ignorar a Cristo".

Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de amante dos estudos em Roma. Estando na "Cidade Eterna", Jerônimo aproveitou para visitar as Catacumbas, onde contemplava as capelas e esforçava-se por decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Em Roma, Jerônimo teve um sonho que foi determinante para sua conversão: neste sonho, Jerônimo apresentava-se como cristão e era repreendido pelo próprio Cristo por estar faltando com a verdade (pois ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, mas somente escritos pagãos). Cerca do fim desta permanência em Roma, Jerônimo recebeu o Batismo.

Após isso, iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal.

Saiu de Roma, e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o "Dia da Bíblia" no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.

São Jerônimo, rogai por nós!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Saborear a vida

Saborear a vida é valorizar as boas experiências  e enriquecer o próximo com o resultado das mesmas. Cada dia de luta e conquista soma aos de perdas e derrotas. Mas, afinal as derrotas servem para nosso enriquecimento? Sim, e mais do que imaginamos! Nos momentos de desilusão, nas horas em que pensamos estar tudo perdido e o chão parecer sumir, recebemos algo maravilhoso e nem sempre nos damos conta.  É o apoio dos amigos , a certeza de que nada foi em vão... Tiramos das frustrações forças para permanecermos na luta por nossos objetivos e temos uma visão bem clara do que estamos vivenciando e se realmente merecemos tudo que passamos.O sentimento de culpa não deve fazer parte de nós, mas a certeza de que tudo que nos ocorreu foi importante para nossa evolução, nosso aprimoramento como seres humanos. Conquistamos em meio a isso tudo, uma maturidade maior e certa dose de tolerância e compreensão a cada obstáculo transponível.
Saboreemos a vida, dando realmente significado aos fatos que merecem relevância, os que trouxeram alegrias . Lágrimas, só as de felicidade . O resto, o que por si só denota falta de sabedoria, discernimento e responsabilidade deverá ser totalmente deletado de nossa memória.
A cada novo dia, vamos renovar os sentimentos de perdão, paz e tolerância e praticar o bem e viver o Amor.

Denise Vieira Doro

Pensamento do dia

" A vida é uma oportunidade única de aprendizado. Quem ignorar as lições perderá o melhor e se arrependerá algum dia."

Denise Vieira Doro

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Recordar é viver.







Como é agradável  ficarmos algumas horas recordando momentos passados de grande felicidade e outros até muito engraçados! A vida não é somente trabalho, aborrecimentos , lazer quando podemos. Recordações movem em nós sentimentos que estavam adormecidos e trazem um misto de prazer e saudades. Lembrarmos da juventude, quando a grande parada era curtir a "Jovem Guarda", dançar no clube aos domingos ao som dos The Fevers, Renato e seus Blue Caps, Ronnie Von, Roberto Carlos, Wanderléia, Erasmo Carlos, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso e tantos outros não menos importantes, mas que eu levaria uns três dias escrevendo... Tempo bons, velhos tempos, belos dias! A juventude de minha época curtia mais o romance, dançava de rosto coladinho, a grande paradinha era a paquera...E como se paquerava! O twist e o rock também eram os rítmos da moda, adorávamos dançar ao som do "Biquini de bolinha amarelinha", do "Love me tender" com Elvis Presley e etc... Músicas daquela época tocam até hoje em bailes e são muito apreciadas pela juventude atual. Nas recordações além das músicas, da juventude animada  tem os rapazes que paqueravam  e faziam de tudo para conquistarem a garota "papo firme" que o Roberto falou. Que saudades dos bailinhos na casa dos amigos em que várias brincadeiras rolavam : dança do cabide, da vassoura, troca de par e etc...Os Beatles, The Rolling Stones, etc... Fimes como "Nos tempos da brilhantina", "Crazy" e etc... Havia mais respeito e carinho entre rapazes e moças, mais companheirismo, mais amizade. Essas recordações resgatam em nós a certeza de que fomos privilegiados na adolescência. Que tais lembranças jamais saiam de nós, pois a alegria de revivê-las  é algo mágico e muito aprazível.

Denise Vieira Doro

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Um belo texto de Clarice Lispector

Já escondi um AMOR com medo de perdê-lo, já perdi um AMOR por escondê-lo.
Já segurei nas mãos de alguém por medo, já tive tanto medo, ao ponto de nem sentir minhas mãos.
Já expulsei pessoas que amava de minha vida, já me arrependi por isso.
Já passei noites chorando até pegar no sono, já fui dormir tão feliz, ao ponto de nem conseguir fechar os olhos.
Já acreditei em amores perfeitos, já descobri que eles não existem.
Já amei pessoas que me decepcionaram, já decepcionei pessoas que me amaram.
Já passei horas na frente do espelho tentando descobrir quem sou, já tive tanta certeza de mim, ao ponto de querer sumir.
Já menti e me arrependi depois, já falei a verdade e também me arrependi.
Já fingi não dar importância às pessoas que amava, para mais tarde chorar quieta em meu canto.
Já sorri chorando lágrimas de tristeza, já chorei de tanto rir.
Já acreditei em pessoas que não valiam a pena, já deixei de acreditar nas que realmente valiam.
Já tive crises de riso quando não podia.
Já quebrei pratos, copos e vasos, de raiva.
Já senti muita falta de alguém, mas nunca lhe disse.
Já gritei quando deveria calar, já calei quando deveria gritar.
Muitas vezes deixei de falar o que penso para agradar uns, outras vezes falei o que não pensava para magoar outros.
Já fingi ser o que não sou para agradar uns, já fingi ser o que não sou para desagradar outros.
Já contei piadas e mais piadas sem graça, apenas para ver um amigo feliz.
Já inventei histórias com final feliz para dar esperança a quem precisava.
Já sonhei demais, ao ponto de confundir com a realidade... Já tive medo do escuro, hoje no escuro "me acho, me agacho, fico ali".
Já cai inúmeras vezes achando que não iria me reerguer, já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais.
Já liguei para quem não queria apenas para não ligar para quem realmente queria.
Já corri atrás de um carro, por ele levar embora, quem eu amava.
Já chamei pela mamãe no meio da noite fugindo de um pesadelo. Mas ela não apareceu e foi um pesadelo maior ainda.
Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram... Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração!
Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!
Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE!
Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes.
Tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Você pode até me empurrar de um penhasco q eu vou dizer:
- E daí? EU ADORO VOAR!

Pensamento do dia

Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.


Clarice Lispector